E amanhã, O Oscar

Fatima Dannemann
Amanhã, em pleno Carnaval Brasileiro, a Academia Americana de Artes e Ciências Cinematograficas escolhe os melhores de 2008 no cinema. Aqui, Carnaval, Escolas de Samba do Rio, Paredão do Big Brother com chapa quente (a vovó Naná já está na berlinda), Ivete Sangalo está indo chamar Dalila e em meio a tudo isso Brad Pitt ainda pode levar um Oscar.

***

Ou ele, ou o filme O Curioso Caso de Benjamin Button, o franco favorito deste ano o que, em matéria de Oscar, nem quer dizer nada, afinal, quantos filmes são indicados para ene categorias e saem de mão abanando? O Curioso caso… concorre de perto com Quem quer ser um milionário, que já faturou O Globo de Ouro entre outros premios.

***

Aliás, Brad (indicado a melhor ator) não é o único na familia Pitt a ser contemplado com uma indicação esse ano. Sua esposa, Angelina Jolie, estará na festa entre as indicadas a melhor atriz. Ela concorre com Meryl Streep e Kate Winslet (já indicadas outras vezes), Melissa Leo e a chatinha Anne Hathway. Foi o filme A Troca, dirigido por Clint Eastwood que deu a indicação à Sra Pitt. Mas a troca só teve mais uma indicação, pela fotografia.

***

A novidade do ano nem é novidade já que segue a tendência do Globo de ouro: a indicação póstuma de Heath Ledger a melhor ator coajuvante por seu Coringa em Batman, o Cavaleiro das Trevas. Para muitos, aliás, este seria o melhor filme do ano. Mas, os indicados ao top de linha de 2008, além de O curioso caso… e quem quer ser… são Frost/Nixon, Milk, e O Leitor.

***

Sobre o filme que vem sendo considerado favorito da noite: O Curioso Caso de Benjamin Button é dirigido por David Fincher enspirado em conto de F. Scott Fitzgerald. O filme conta a história de um menino órfão, nascido velho, que rejuvenesce com o passar do tempo. É, na verdade, uma história de amor, entrega e despreendimento. Brad Pitt faz o papel-título, enquanto Cate Blanchett é o par romântico dele.

***

Mas tem mais: Mickey Rourke e Robert Downey Jr. compartilham um histórico muito semelhante, um início promissor e uma queda no poço da carrerira por escolhas profissionais ou pessoais erradas, e principalmente uma indicação para o Oscar 2009 que representa uma verdadeira volta por cima hollwyodiana. Mickey Rourke, de 56 anos, conseguiu uma indicação de melhor ator na 81ª edição do Oscar por seu papel de Randy “The Ram” Robinson, um lutador que se nega a deixar os ringues em “O Lutador”. O filme de Darren Aronofski é considerado uma analogia com a própria vida do ator.

***

Oscar é o mais famoso e cobiçado troféu do mundo do cinema. É entregue anualmente em cerimônia no Teatro Kodak, na cidade de Los Angeles (EUA) aos que mais se destacaram no ano anterior em categorias como ator, atriz, diretor (realizador) ou cineasta, fotografia, música, roteiro (ou argumento) e melhor filme. Os vencedores são escolhidos por um colégio de mais de 5.800 membros votantes da Academia, de diversas nacionalidades. A cerimônia de entrega do Oscar é vista ao vivo na televisão por milhões de pessoas em todo o planeta.

Indicados do ano

MELHOR FILME – “O Curioso Caso de Benjamin Button” – “Frost/Nixon” – “Milk – A Voz da Igualdade” – “O Leitor” – “Quem quer ser milionário?”
MELHOR ATOR – Richard Jenkins – “The Visitor” – Frank Langella – “Frost/Nixon” – Sean Penn – “Milk – A Voz da Igualdade” – Brad Pitt – “O Curioso Caso de Benjamin Button” – Mickey Rourke – “O Lutador”

MELHOR ATRIZ – Anne Hathaway – “O Casamento de Rachel” – Angelina Jolie – “A Troca” – Melissa Leo – “Rio Congelado” – Meryl Streep – “A Dúvida” – Kate Winslet – “O Leitor”

MELHOR ATOR COADJUVANTE – Josh Brolin – “Milk – A Voz da Igualdade” – Robert Downey Jr. – “Trovão Tropical” – Philip Seymour Hoffman – “A Dúvida” – Heath Ledger – “Batman — “O Cavaleiro das Trevas” – Michael Shannon – “Apenas um Sonho”

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE – Amy Adams – “A Dúvida” – Penélope Cruz – “Vicky Cristina Barcelona” – Viola Davis – “A Dúvida” – Taraji P. Henson – “O Curioso Caso de Benjamin Button” – Marisa Tomei – “O Lutador”

MELHOR DIRETOR – David Fincher – “O Curioso Caso de Benjamin Button” – Ron Howard – “Frost/Nixon” – Gus Van Sant – “Milk – A Voz da Igualdade” – Stephen Daldry – “O Leitor” – Danny Boyle – “Quem quer ser milionário?”

MELHOR ANIMAÇÃO – “Bolt – Supercão” – “Kung-Fu Panda”

– “WALL-E”

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – “The Baader Meinhof Complex” – Alemanha – “The Class” – França – “Departures” – Japão – “Revanche” – Áustria – “A Valsa com Bashir” – Israel

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: